Fala, queridos! Tudo bem com vocês?
Ontem eu estava revendo meu acervo e acabei olhando o perfil do "Jornal da Nazareth", um jornal escolar criado por mim e pela Talita Pereira.
A história do jornal começou em um ponto de ônibus. Estávamos conversando sobre a escola quando ela comentou sobre um jornal que havia criado em sua antiga escola. Em resposta, contei a ela sobre um projeto que criei em 2019 chamado "Folha dos Alunos", que também seria um jornal escolar.
A partir dessa conversa, decidimos criar um jornal para nossa escola, que seria transmitido pelo Instagram.
No dia 22 de outubro de 2023, nasceu o Jornal da Nazareth.
O jornal foi uma das propostas da nossa campanha para o grêmio estudantil e, após a vitória, começamos a investir em reportagens, fotos e quadrinhos.
As matérias foram ficando cada vez mais elaboradas e criativas.
Todos gostavam do jornal, pois não falávamos sobre política — exceto quando fizemos um manifesto pedindo melhorias nas escolas —, não expúnhamos a vida dos alunos e nunca atacamos a escola.
Nosso objetivo era mostrar o lado positivo da escola. Uma das minhas memórias mais marcantes é de uma conversa com minha querida amiga e ex-diretora do colégio, Adriana Bastos, em que eu dizia que queria que as pessoas falassem bem do colégio. Inclusive, temos uma reportagem dedicada à gestão dela.
Com o tempo, tive alguns conflitos com a Talita sobre a linha editorial do jornal. Nunca chegamos a nos atacar diretamente, mas era nítido que nossas ideias já não batiam.
Em 2024, o jornal passou a contar com um grupo de alunos e professores que contribuíam com fotos para a criação das matérias.
Gostaria de agradecer especialmente a:
Valéria Plaisant, Pedro Henrique, Isabela Santos, Fátima Firmino, Valéria Maia, Júlia Dutra, Rosângela Coelho, Carolina Ribeiro, Yasmin Silva, Ananda, Maristela Santanna, Ester de Andrade, e também à Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) e ao coordenador Marcos, que nos ajudou em duas reportagens.
Essas foram as pessoas que sempre compartilharam conosco suas ideias e matérias.
No dia 22 de junho de 2024, houve um conflito no grêmio — que explico melhor aqui: [LINK] —, e nesse conflito houve uma disputa pelo controle do jornal.
De um lado, estavam alguns membros do grêmio; do outro, eu, que criei o projeto, fiz dele uma mídia respeitada na escola e fui responsável pela maior parte das matérias.
Durante essa disputa, os membros do grêmio pediram acesso à conta do jornal, o que foi recusado. Em seguida, solicitaram o direito ao nome, o que também não foi aceito.
Houve uma reunião na escola, na qual ficou decidido que o jornal, de fato, pertencia a mim, e não à escola.
Foi acordado também que o jornal deixaria de ser porta-voz do grêmio, mas poderia continuar funcionando normalmente.
A escola passou a ter dois jornais: o concorrente começou suas atividades em 22 de junho, mas encerrou em 1º de julho.
O Jornal da Nazareth seguiu até a minha saída da escola. Em 2025, chegou a ser cogitada sua volta, por meio das minhas amigas Gabriela Gonzaga e Ananda, mas, até o momento, não há previsão de retorno.
Recentemente, postei um story na conta do jornal para ver se ela ainda estava ativa e fiquei feliz em saber que as pessoas ainda acompanhavam.
Uma curiosidade: o Jornal da Nazareth tem um canal no YouTube, onde apresentei o JN ENTREVISTAS. Você pode conferir aqui: [LINK].
O Jornal da Nazareth foi um marco na escola por seu comprometimento, por nunca ter publicado fake news e por sempre ter dado voz a todos, independentemente de cor, gênero ou qualquer outra diferença.
Fico muito feliz por ter participado deste projeto e, claro, gostaria que ele voltasse. Mas isso não depende apenas de mim.
A escola precisaria demonstrar interesse em continuar o projeto. Teríamos que montar um novo grupo de alunos, estabelecer um contrato e chegar a um acordo que seja bom tanto para a escola quanto para o Grupo Lenal (responsável por toda a obra e marcas pertencentes a mim).
O Grupo Lenal está aberto ao diálogo.
Obrigado a todos que contribuíram para a realização do Jornal da Nazareth!
JORNAL DA NAZARETH 22 DE OUTUBRO DE 2023 - 20 DE DEZEMBRO DE 2024

0 Comentários